sexta-feira, 16 de novembro de 2012

DERRUBANDO BARREIRAS!




   

Nesses dias ao compartilhar informações pela internet,  acabei vendo um vídeo que me chamou a atenção.
O vídeo mostrava uma calopsita dando de comer a um cachorro, fiquei extremamente comovido em ver aquela inusitada cena. Tratei de mostrar logo para minha esposa e para os meus filhos e sem dúvida compartilhar com os meus amigos na rede.

Observava aquele vídeo, imaginado que aqueles dois animais, de alguma forma queria nos ensina alguma coisa. Era como se eles quisessem passar uma mensagem através daquela atitude. Pensei! Mas como? Se eles são irracionais.Não pensam! E não falam entre si. Só para complicar mais ainda, são de especies diferentes. Um é quadrupede, carnívoro, tem dentições afiadas e tem uma força extremamente desproporcional em relação ao seu oponente. O outro é da classe dos ovíparos se alimenta de sementes e folhas, tem asas, e em relação ao cachorro em questão, é extremamente frágil, levando em conta o seu tamanho e força. Talvez apreciaríamos essa cena sem tanto espasmo, se ambos fossem da mesma especie e categoria.

O que é mais interessante, que mesmo sendo de especies totalmente opostas, os dois estavam se entendendo de uma forma esplendida. Ela a calopsita, pegava o alimento com o seu pequeno bico e colocava na imensa boca daquele cachorro, que por sua vez  recebia com carinho aquele alimento em sua boca, com uma intensa delicadeza e sincronização perfeita.

Dai pensei! O que estamos fazendo? Bem que os presidentes e lideres de vários países poderiam ver  essa cena. Haja vista, que os dois seres de cadeias opostas, tiveram que passar por cima das suas diferenças e de seus preconceitos, para poderem exercer o que chamamos de compartilhar.

A Calopsita tinha em sua asas a condição de ter voado para o mais alto e se abrigar, até encontrar-se num lugar que lhe desse uma condição, comoda e segura em relação ao seu opositor e esperar ele se cansar de pular e deixa-lá. Por outro lado, o cão tinha toda a condição de usar da sua força existente em suas patas e mandíbulas, e ter devorado numa só bocada a pequena e indefesa ave.

O que vemos hoje na sociedade, é realmente um compartilhar, mas não de humanidade, solidariedade. E sim, de terror e violência contra os da mesma especie. Os seres chamados humanos, racionais estão se martirizando em extermínio a cada dia. E o pior, sem se dar conta disso. Guerras intermináveis, desconstrução da percepção da vida. Isto é! A vida do outro não tem tanta importância, desde que os interesses pleiteados sejam conquistados.

Vemos guerras no oriente médio, massacres infindáveis na continente africano. Homens devorando homens. O extermínio da própria raça, por conta do orgulho, queda de braço e medição de forças desnecessárias. Seria tão proveitoso, se ao invés de se jogar mísseis ou preparar homens-bombas, para a pratica de atentados terroristas, se esses mesmos governantes olhassem por um momento, para dentro de si, e passassem a servir ao seu próximo. Deixando de lado o poder, os preconceitos, as condições favoráveis os malefícios da força e pudessem compartilhar um poco mais de amor, junto ao próximo!

Dai veríamos americanos e cubanos trocando informações favorável para ambos os lados, deixando de lado esse embargo desumano e inconsequente. Palestinos e israelenses sentando e compartilhando juntos de um tratado de paz, enxergando que, de ambos os lados, existem seres humanos. Que a Coreia do norte pudesse deixar de lado a sua posição radical em relação a Coreia do sul e fundissem suas fronteiras, numa só. Que o Irã pudesse olhar para Israel como uns de seus parentes distante e iniciasse um tratado de paz e harmonia.

Muitos podem dizer que esse tipo de pensamento e demasiadamente utópico, imensamente distante para a realidade atual. Mas para quem acredita em Deus, não exite pensamento utópico, existe fé. Aos olhos de muitos, seria praticamente impossível que um passarinho indefeso, como aquela Calopsita, desse comida na boca de um Cachorro. Isso me faz esperançoso, em ver um dia algo dessa intensidade, acontecer com o ser humano.

Eu, sei que o coração do homem é inclinado para fazer o mal, sei também que o dinheiro e a raiz das intensas guerras e que a busca do poder tem esfriado o coração de muitos. Mas, o que faremos enquanto Jesus não volta? Qual é a nossa posição como filhos de Deus? Eu prefiro crer que essas coisas inimagináveis aos olhos humanos, possam acontecer. Como aconteceu com esses dois bichinhos que chamamos de irracionais. E que nos ensinaram com essa ação, como sermos um pouco mais humanos.


O Espirito de Deus quer nos Humanizar .Permita-se!!
                                                                                                       


Pastor;  Juares Cruz

O vídeo em questão se encontra nesse endereço;
https://www.facebook.com/photo.php?v=2491325860444

facehttps://www.facebook.com/juares.dacruz.9

2 comentários:

VISITANTES