domingo, 11 de novembro de 2012

Pastores Feridos






   
         Efésios 4:17-25


Ser pastor!!Realmente é algo sublime e honroso, ser elevado ao tal nível. Senão é o mais alto posto que um ser humano pode alcançar em sua vida espiritual. É claro que há controvérsias. Mas isso não é relevante no momento, não quero discutir título, e sim o que é mais importante que o título, a vida desses líderes espirituais.

Há uma grande quantidade de líderes espirituais carregando sobre si um fardo árduo, por conta de vários problemas e dificuldades, que foram inseridos em suas vidas durante os anos. Adversidade essas, que não são bem geridas ou resolvidas, por conta dos mesmos acharem que são coisas meramente normais. Os seus pais espirituais disseram que eles passariam, por isso, então eles devem encarar tudo que acontece, como uma forma de aprendizado.

Lideres que não se abrem, não falam dos seus problemas, muitas vezes por vergonha de expor suas fraquezas ou  por medo de perder sua posição ou cargo. Muitas vezes desencadeiam enfermidades cronicas como; hipertensão, gastrites, doenças psicossomáticas essas, adquirida por conta de exagerada preocupação. Alias, muitos sofrem ataques vasculares cárdicos ou encefálicos. Sem falar nas síndromes de panico ou depressão. Situações essas que se tornam insuportáveis para quem ministra a palavra, dão aconselhamentos, oram pelos enfermos, falam que Deus vai agir, mas no entanto o enfrentar dessas realidades para muitos é um sinal de fracasso, de derrota e por conta disso jazem em cima de uma altar, com suas angustias. Se preocupam por demais, com o que a igreja vai pensar ou falar, enquanto isso, em suas casas, seus filhos em guerra, suas esposas extremamente descrentes em seus ministérios, tristes e fadigadas por conta, de tantos percalços.

Mas, o que nós líderes aprendemos? Que não podemos parar nunca! A obra sempre em primeiro lugar.!! Esquecemos que somos de carne e osso e quando saímos para a batalha do dia a dia, vestimos um roupa de "super-herói" e o pior, fazemos com que as pessoas acreditem que realmente somos, com as nossas mensagens motivacionais e impactantes, declarando com as nossas bocas os fazeres de Deus. Tudo muito maravilhoso . O problema está quando chegamos em nossas casas e temos que encarar as nossas realidades, olhar para nós mesmos. Aí as coisas complicam! O espelho reflete quem verdadeiramente somos. Meros mortais, necessitados da Graça de Deus!!

São os filhos que não o compreendem mais, a esposa que não mais se conforma com essa situação, são as dividas acumuladas. Já não temos mais tempo para o dialogo com nossos parentes e amigos. Descarregamos os problemas ministeriais sobre àqueles que não tem estrutura para suportar. A pressão de ter que carregar todos os problemas pessoais e ministeriais praticamente sozinhos. E como se quissemos ajudar a Deus, fazemos tudo de novo no outro dia.

O mair problema é que exitem milhares de pastores nesse estado, mas a condição em que se encontram não permitem que tomem coragem para enfrentar a sua realidade. Falam de orgulho, de perdão, de libertação... Mas só serve para os outros, nunca para eles mesmos. Foi assim, que eles aprenderam com seus lideres, "jubilados" e ultrapassados, que por medo de perderem suas cadeiras nos primeiros lugares, também não enfrentaram suas marcas e vivem numa decadência espiritual, e o pior, difundem seus ensinamentos sobre os seus sucessores sem nenhum pudor.

Sobretudo, tais palavras não são criticas diretas a instituição pastoral,  e sim um alerta para que nós pastores venhamos a ser verdadeiros para com a igreja de Deus, que tenhamos coragem de enfrentar nossas mágoas, tristezas, decepções de frente. Que façamos do Altar de Deus um lugar onde se  vive a plena verdade, sem demagogia ou hipocrisia.

Relutei muito para enfrentar a minha realidade. Alguns podem dizer! Que cada um tem suas experiências. Sim! Até compreendo, mas vejo, que o meu testemunho pode fazer diferença na vida de alguns desses lideres, encorajando-os a dar o primeiro passo para a mudança. Se arrependendo diante de Deus, voltando-se para a sua família, despindo-se de sua armadura "egocêntrica" que um dia o fizeram vestir, arrependendo-se  dos erros cometidos e confessando os seus pecados.

Fiz isso, enfrentei em um culto os meus medos, mediante uma ministração o Espírito de Deus me impulsionou a pedir o pleno perdão à algumas pessoas que ali estavam, assumindo a culpa por várias situações ocorridas. Me despi da minha capa e indumentária de super-herói. Por um  momento, não me via mais, somente as palavras de arrependimento saim dos lábios, o medo de encarar àquelas realidades se tornara intrepidez, quando percebi todos choravam pasmos, atentos como se não, acreditassem no que ouviram. impactados em um sentimento inexplicável. Após a ministração veio o momento de oração e muitos compreenderam aquele ato e creram na ação de Deus naquele lugar, reconhecendo também suas fragilidades.

Sei que para muitos lideres reconhecerem seus fracassos não é fácil, mas seria tão bom que pelo menos pensassem como seria se assim fizessem. Encarar as marcas é feridas em si e as que foram feitas nos corações de outras pessoas por falta de entendimento da nossa parte, é um sinal de humildade e hombridade.

Acredito que naquele dia fui curado verdadeiramente, minha mente foi renovada, deixei de lado toda a religiosidade e costumes que permiti ser introjetados dentro do meu coração através dos anos. Sobrepujou em meu coração a necessidade de compartilhar com os meus amados algumas experiencias. Fiquem na paz!!

   
"Pastor! É um dos títulos mais lindos que pode existir na vida de um líder espiritual. Pastor é  aquele que cuida, guarda e que guia o povo ao plano divino."   Pr. Juares Cruz


Pastor: Juares Cruz
 Família Restaurar                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITANTES