quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Vencendo a ansiedade



Hoje! Vemos pessoas buscando a cura das suas frustrações e desespero através de psicanalistas, psicólogos, psiquiatras, terapeutas. Reuniões em grupos de auto-ajuda,  entre outros.

Pessoas essas, que perderam a perspectiva de vida, por conta das suas decepções, é acabaram sendo traídas pela sua própria consciência. Na verdade elas esperaram muito em si mesmas, e não estavam preparadas psicologicamente para um eventual fracasso.

Pessoas que não conseguem lidar com as perdas e decepções e se tornam ansiosas demasiadamente, e por conta disso, desencadeiam vários tipos de patologias relacionadas a psicopatia. E o que chamamos de doenças psicossomáticas, traumas causados pela má gestão, dos objetivos não alcançados, causando assim uma frustração profunda. No entanto saber lidar com isso, é um dos maiores desafios que a sociedade deve enfrentar nesse século. As fobias e síndromes tem tomado uma proporção exagerada em meio as decepções da vida. 

A busca desenfreada pela melhora em qualidade de vida,  a pressão para posicionar-se em seus respectivos grupos de amigos, tem sido alguns dos motivos desencadeadores de pressões. Sem falar nas perdas de entes queridos ou rupturas como divórcios, desemprego, mudanças radicais. Fatos esses, que ocorrem no desenrolar da vida.

Até que ponto vale a pena viver a vida, seguindo os padrões que o mundo impõe sobre a sociedade?. Será que vale a pena pagar o preço? Observamos no dia a dia pessoas que poderiam estar produzindo mas, estão sendo consumidas pelos ciclos sociais. O sistema que atrai prometendo é o mesmo que subtrai desse ser a estrutura de sua base motora. A motivação!

Infelizmente, já se tornou normal ver jovens procurando nas drogas, nas baladas as saídas para as suas necessidades, por influência de terceiros, por carência afetiva - não ser compreendido- ou até mesmo a busca por alto afirmação em seus grupos de relacionamento. As drogas lícitas, sendo cigarros e bebidas alcoólicas - carro chefe de iniciação- ou as ilícitas como; cocaína, crack, maconha, lança perfume e outras. Ou até mesmo questões de ansiedade que também vem atingindo e levado à morte uma grande parte da população jovem, em nosso país.

Já é cientificamente provado que, quando alguém não consegue mais ter um domínio das suas faculdades, deixando que essas fiquem por sua vez incontrolável, o mesmo, poder vir -dependendo da gravidade do distúrbio- a desenvolver em seu sistema imunológico, alguns traumas que poderão apresentar os quadros de hipertensão, bipolaridade, obesidade mórbida, anaurexia, desencadeando uma série de outros problemas como diversos tipos de canceres. Diagnósticos esses, que podem por sua vez levar a morte. 

Durante esses anos de pastoreio tenho acompanhado vários casos de pessoas ansiosas, cada caso com suas peculiaridades. Pessoas perto de cometer suicídios, por conta de tais sentimentos que foram salvas pelo poder da fé. Jovens que deixaram os vícios.

A questão é! Como vencer a ansiedade? Como não ser dominado por essa sensação? Como pastor sei da importância da ciência e dos elementos desenvolvidos por ela, para o tratamento de pessoas com tais crises. Mas acredito que a fé ,continua sendo, um dos maiores aliados para a cura desses pacientes. Haja vista, que  muitos desses pacientes diagnosticados, não recebem a cura definitiva do tratamento e ficam dependentes de psicotrópicos para o resto da vida.

Portanto, acredito que podemos vencer quaisquer tipo de distúrbio através da fé na palavra de Deus. A bíblia  nos ensina a entregar toda ansiedade nas mão do Senhor. A fé em cristo é a pilastra-mestre do evangelho. Sem ela não poderemos agradar a Deus.

Conselhos práticos; Siga-os, e verás a diferença dessas palavras em sua vida..

Confesse Jesus como seu salvador. "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Romanos 10:9-11"

Entregue a Ele toda ansiedade. "Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:5-8"

Reconheça seu estado critico. "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.Tiago 5:14-16"

Arrependa-se, confessando os pecados. "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) Salmos 32:1-5"

Viva a vida abundante que ele te promete. "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10;10

Pastor Juares Cruz
http://familiarestaurar.blogspot.com.br/2012/11/vencendo-ansiedade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITANTES