Ao longo da nossa trajetória, por diversas vezes, sofremos injúrias, calúnias, difamações, perseguições, traições, situações que ferem a nossa alma, que marcam profundamente os nossos corações, muitas vezes como feridas expostas, que a qualquer toque ela se abre novamente.
E porque é tão difícil perdoar?
Porque quando somos injustiçados, a tendência é olharmos apenas para nós, para os nossos sentimentos, para a nossa dor, e o que nasce dessa dor, não é a vontade de perdoar, mas a vontade de fazer justiça.
Tiago 4:11-12 nos adverte a cerca dessa justiça, desse julgamento que buscamos com nossas mãos, dizendo que quando passamos a julgar, deixamos de ser observadores da lei, e nos tornamos juízes, sendo que há apenas um legislador e um juiz capaz de realizá-la com perfeição.
Nós como simples mortais, seres humanos pequenos, não temos o direito de condenar, acusar, julgar, sufocar, quem quer que seja , mesmo que esse alguém tenha lhe causado danos irreparáveis. É difícil compreender mas quando o fazemos, fazemos com ira, e na ira do homem não se opera a justiça de Deus. Quando você resolve julgar, não há como o Pai fazer justiça por você.
Entendendo que existe alguém que enxerga seu sofrimento, que não se omite diante da sua dor, que esta com os olhos atentos a sua vida, você consegue descansar e esperar Nele. Compreendendo que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, você consegue perdoar.
Liberar perdão, liberta o outro da sua acusação e do seu julgamento, para que Deus possa operar, perdoar não significa esquecer, significa que mesmo lembrando da situação, ela não te causa mais sofrimento. É como uma cicatriz, ela está lá e você consegue se lembrar exatamente do que aconteceu quando se machucou, mas ao olhar a marca, não sente mais a dor.
Aprenda com quem foi capaz de perdoar, o Pai podia não se importar com o mal que a cada dia vínhamos causando, mas ao contrário disso, ele decidiu nos perdoar e nos libertar de sermos julgados e condenados. Ele preferiu nos dar vida através de Jesus, do que nos decretar a morte.
“ Antes sede um para com os outros, benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:32
Escrito por Daniely Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário