Romanos 12;2 “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos na renovação do vosso entendimento...”
Introdução:
Vemos nos dias de hoje que muitas coisas, que eram combatidas veementemente pela sociedade, passaram a ser para a maioria coisas normais. Tais como; a exposição da violência, pessoas fazendo uso explicito de entorpecentes, a banalização do casamento, jovens iniciando a vida sexual cada dia mais cedo... Como cristãos será que estamos com o mesmo pensamento da sociedade?O que a bíblia nos ensina?
Quando alguma coisa foge a regra imposta, de alguma maneira acaba surpreendendo...
1) Davi surpreendeu vencendo Golias l Samuel 17:48 “ Ele fez a diferença na luta”
a) Sem armadura
b) Com um armamento impróprio para aquela batalha
c) Desacreditado por todos
A regra era vitória esmagadora do gigante Golias sobre o franzino Davi, ninguém acreditava que ele venceria aquela batalha, estava tudo desfavorável. Mas a atitude de Davi contrariou as regras e normas vencendo o gigante, Golias.
2) A viúva pobre surpreendeu com a sua oferta Lucas 21: 1; 4 “ Ela fez a diferença em ofertar”
a) Era pobre
b) Era viúva
c) Deu tudo que tinha
O modelo que o farisaísmo implantava era o de total inibição ou constrangimento, para aqueles que não tinham uma condição, real de ofertar. Eles traziam sobre si seus filactérios, para anunciarem sua chegada ao templo. Aquela mulher com a sua ação quebra o paradigma da época, ofertando suas poucas moedas. Jesus, observando sua atitude nos ensina que ela foi quem deu a maior oferta, naquele lugar. Porque deu de todo o coração.
3) Paulo surpreendeu a todos na sua conversão Atos 9: 1; 31 “ Ele fez a diferença ao ser chamado”
a) Era um fariseu
b) Era um religioso
c) Era um perseguidor dos cristãos
Era inimaginável para muitos dá época ver um homem como Paulo fariseu, que consentia na morte de cristão, fiel a sua religião, cumpridor das regras e normas instituídas. Ser um dia impactado pela palavra e chamado para servir, juntamente com aqueles que ele perseguia. Paulo foi realmente uma exceção a regra
Temos que:
1) Crer no impossível de Deus.. Ele nos ajuda nas batalhas...
2) Lembrar, que ele nos exaltará diante os homens...
3) Compreender que onde abundou o pecado superabundou a graça...
Conclusão.
Queremos viver, debaixo das regras que o mundo determina, ou sermos uma Exceção?
Vemos acima, que para nos cristão, não cabe mais vivermos no modelo em que o mundo vive, somos um povo diferente e devemos andar na contramão do mundo, não se conformar com as ações que ele produz. Somos livres para decidirmos. Devemos nos inspirar na palavra de Deus e repudiar o modelo de vida que o mundo quer nos oferecer. Lembrando que devemos amar a Deus acima de todas as coisas. Sempre!
Pr Juares Cruz sermão dia 06 de março de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário