terça-feira, 22 de novembro de 2011

A Graça de Deus basta



"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

Não vem das obras, para que ninguém se glorie"
Efésios 2:8-9

Quando leio a palavra de Deus, principalmente os evangelhos e as cartas paulinas eu imagino como era pregar a palavra naquele tempo, ainda que houvesse perseguições, conspirações contra os discípulos e apóstolos, eles estavam lá falando e anunciando o nome do Senhor com autoridade. E o que mais me chama a atenção é a alegria “graça” com que eles praticavam e anunciavam o evangelho.
Tudo era comum, havia unidade, amor, compreensão, discussões. Mas não faltava na vida deles a graça de Deus, que lhes trazia a paz uns para com os outros. Justificação pela fé era o assunto que eles mais gostavam de discutir, a ressurreição de Cristo, salvação no Senhor, abstenção do pecado, o cuidado com falsas doutrinas, eram pontos fundamentais em suas pregações. Os judeus se roíam dentro de si.
Passa o tempo e os Apóstolos e discípulos já não se encontram mais, a igreja através dos homens começa a mudar seu rumo. O catolicismo Romano inicia o seu grande plano de deturpação das escrituras, inserindo costumes e diretrizes que faziam parte dos povos daquela época Os ritos gregos e romanos, que durante muito tempo ditaram suas regras e normas que causaram grandes distúrbios sociais e principalmente espirituais sobre a sociedade mundial, foram inseridos como doutrina católica. Não estava sobre eles a compreensão do poder da graça!

Deus, então levanta um homem chamado Martinho Lutero, que se opõe as regras e imposições da tradição católica romana e pleiteia junto as autoridades eclesiásticas naquele momento, um reforma urgente. O que ele queria na verdade era que houvesse uma inclusão de todos os povos, naquilo que o Senhor ensinou aos apóstolos. A Graça! Mas não foi ouvido e foi excomungado!
Nasce então o protestantismo, uma nova esperança, algo verdadeiro e cheio de renovação. A palavra podia agora ser lida em outras traduções, o povo tem acesso irrestrito à palavra, a imprensa difunde os seus folhetos com versículos e frases sobre Jesus. Os católicos se roíam dentro de si. Mas o tempo passa e os homens começam novamente com suas regras, normas e costumes. Sufocando a graça que vem do Senhor, privando-se de provar do melhor de Deus. Os protestantes, tradicionais, ortodoxos também não conseguem discernir o poder da graça!

Cansados daquele tradicionalismo da ortodoxia e metodologia, alguns homens começam a provar das maravilhas de Deus, e na liberdade que dão ao Espírito, começam a falar em novas línguas e dar vazão aos dons espirituais. Descobriram o Fogo do poder, alegria, êxtase, milagres. Acreditavam estarem vivendo como na época dos apóstolos. Os tradicionais se roíam dentro de si.
Movimento esse, que tomou o mundo e que deram o nome de “Pentecostais”. Agora temos liberdade! Não estamos mais ligados as regras humanas!. O poder de Deus é verdadeiramente entre nós! Muitas igrejas e grandes templos.
Mas o homem novamente com suas regras e normas começam a tomar a frente da obra de Deus, causando divisões, brigas, dissoluções. Tudo pelo poder, as teologias se conflitam, discernimentos errôneos, surgimentos de seitas e de igrejas sem nenhum respaldo bíblico tornou-se um caos no que parecia definitivamente um impacto da graça!   Acredito que esses chegaram perto, mas também não conseguiram discernir o poder da graça!

Surgem então vários movimentos, centenas deles. Todos com a proposta de mudar o rumo da igreja. Agora vai! Surge os “Neo- Pentecostais”. _Tudo novo! banda de louvor, cultos com milhares de pessoas, grandes pregadores, radialistas e programas de TVs que seriam transmitidos para uma grande parte da população mundial. _Reencontramos o caminho! Até quem fim, o evangelho sendo difundido para os continentes. _Vamos fazer tudo diferente dos nossos antepassados! Mas o homem insiste em ajudar a Deus, colocando suas mãos onde nunca deveria.
Neo-pentecostalismo começa a entrar em entropia, com o mesmo discurso dos lideres anteriores. _Nós somos os detentores da graça! Os tradicionais católicos erraram, os protestantes ortodoxos e os pentecostais também. Diziam os neo-pentecostais em suas pregações.
O que imaginávamos ser um grande derramar do poder de Deus sobre as nações, começa a desmoronar em um mar de corrupção, poder exacerbado, falta de amor, concorrência, doutrinas emergentes que não tem nada haver com o que Jesus nos ensina em sua palavra. Confissão positiva, prosperidade a qualquer custo, é isso que temos visto.
Sem falar na concorrência entre si, brigam por tudo, por números de membros, tamanhos de templos, grade de rede de TVs, quem tem o maior faturamento anual, campanhas de alto impacto e por aí vai...
E o povo onde fica nessa história? Fica a deriva, por conta desses infames formadores de opiniões, que desfraldam a viúva e os órfãos, fazem algumas obras de caridade com a aparência de amor, mas no fundo querem devorar os oprimidos com suas teologias pessoais e insanas. Preocupam-se somente com grandes arrecadações de valores e fazem investimentos ilícitos às vistas de todos, sem nenhum pudor, e dizem que é para a Glória de Deus!. Esse não é o evangelho que Jesus nos ensinou. Os homens estão deturpando a Palavra para o seu bel prazer.

A Graça de Deus se encontra em um coração quebrantado, simples, contrito, amoroso que se importa verdadeiramente com seu próximo, independente da sua condição social, racial, financeira e psíquica. Jesus com sua graça alcança a todos que o aceitam como salvador. Tenho certeza que muitos no passado tiveram sua parcela de ajuda para a propagação do evangelho e os agradeço em Jesus, pela disposição...
Mas o que precisamos agora, é pregar a palavra genuína, falando sobre Salvação! Que no mundo teremos aflições! Que o Senhor foi, mas voltará em breve! Animemo-nos uns aos outros...! Falar, que a Graça Deus está no meio de nós! O que esses homens não compreendem é que a graça atinge naturalmente, aqueles que agem com sinceridade e honestidade diante do Senhor. Isso independe de poder humano, de grandes templos de grandes movimentos. Somente da fé. Nisso eu Creio!

Pr. Juares cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITANTES